Blog do Valdomiro

O que vereador menos faz é fiscalizar

Clique na imagem para ampliar

Por Valdomiro da Motta

Em 04/Jun/2025 20:47

Boa parte (e boa parte mesmo!) dos vereadores não cumpre com algo que é exatamente a essência de sua função: fiscalizar. Pode parecer exagero, mas se você acompanhar a trajetória da legislatura e a atuação dos parlamentares no seu município vai perceber exatamente isso. Os eleitos passam o mandato quase que todo fazendo de tudo, mas deixam de lado o que é a base do voto depositado pelo eleitor, fiscalizar. 

Isso é uma realidade em praticamente todos os municípios. Não é exagero dizer que se estende às assembleias legislativas e ao Congresso Nacional. A atuação dos legisladores, que deveriam ser fiscalizadores do Executivo, é medida pela quantidade de propostas apresentadas e não pelo resultado efetivo do seu trabalho. Mais ainda do resultado efetivo da fiscalização. É moção pra cá, requerimento pra lá, indicação daqui, pedido de informação acolá. E não há nada de errado nisso, pois faz parte do trabalho parlamentar. Mas, se feita a tal análise aprofundada, resume-se a isso. 

Em Brusque tivemos uma série de enxurrada de reclamações sobre ar-condicionado estragado em escolas e postinhos de saúde. Pasmem, mas os casos vieram a público, em imensa maioria, através de relatos feitos por usuários em emissoras de rádio (a Rádio Cidade FM, por exemplo) e na imprensa de modo geral.  A partir disso é que alguns parlamentares foram a campo para averiguar.  

Aqui não se trata de demonizar a figura do parlamentar, mas de lançar uma visão que passa despercebida pelo cidadão e, talvez, até pelos próprios agentes políticos. Na ânsia de mostrar trabalho acaba deixando de lado o básico. E nem vou entrar no mérito de quando o parlamentar é da base do Executivo e, aí sim, fiscalizar é o que menos se cogita. 

Logo, cabe ao cidadão exercer o papel de fiscalizador do trabalho daquele a quem depositou seu voto.  

Entrar no Grupo
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage